Sunday, October 5, 2008

Comédia como arma publictária.

"A publicidade pode ser definida como a actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos, ou serviços, especificamente, propaganda comercial."

Na realidade a publicidade é muito mais do que isso do ponto de vista de uma marca, é um dos instrumentos do marketing, resultado de um exaustivo estudo de mercado, que acaba por se traduzir na forma final de atingir o nosso público. A nossa mensagem, a nossa imagem e aquilo que queremos que pensem de nós é muitas vezes transmitido na campanha publicitária. A publuicidade é sem dúvida uma ferramenta de comunicação essencial para o ataque final a um mercado totalmente virado para o consumo.

Entre várias formas de fazer publicidade, umas mais ousadas outras menos, neste tópico pretendo explorar a comédia como forma de facilitar a percepção e memorização da mensagem.

Sem querer de qualquer forma plagiar trabalhos alheios, limito-me apenas a postar e comentar os conteúdos, assim como expor as fontes de recolha.

Com tudo isto pretendo apenas demonstrar como a comédia pode ser um grande aliado da publicidade. Se grandes ideias fazem a diferença então porque não torna-las um pouco mais engraçadas?

Como é obvio, nem sempre podemos aplicar comédia na publicidade, pois nem sempre isso será uma vantagem, mas como em todos os ofícios devemos saber como e quando utilizar as devidas ferramentas.

Com tudo isto espero agradar a gregos e troianos com as mais variadas campanhas publicitárias que vou escolher.

Assim sendo, para começar vamos ver como a publicidade cómica pode ser socialmente responsável...




Mesmo os temas mais controversos por vezes podem ser retratados de uma forma cómica e não perder o seu conteúdo informativo.

A comédia não é de forma alguma uma fuga à publicidade responsável com temas que preocupam a nossa sociedade. Portugal não é excepção.

Quem não se recorda da publicidade Control...de quem é isto?
Foi uma publicidade nos inicios de 90, numa fase em que se tornou prentória a nessecidade de utilizar preservativo nas relações sexuais.
Retratava uma sala de aulas onde o professor encontra um preservativo e prontamente pergunta: "De quem é isto?". Todos os alunos presentes na sala se levantam afirmando que aquele preservativo lhes pertence.
Com tudo isto, mesmo tendo um caractér cómico, este anuncio fez parte de uma das campanhas mais arrojadas de sempre, principalmente pelo tema que retratava e a forma como o fazia. Foi o inicio de uma nova fase, onde se exploraram as novas mentalidades.
Sem dúvida que a marca de preservativos Control conseguiu contornar a polémica deste tema com alguma comédia.

Para quem não se recorda aqui vai...



(espero que seja possível visualizar o vídeo, infelizmente pode acontecer não fazer o upload)

Caso não consigam visualizar este video, decidi colocar aqui disponivél outro, sobre a mesma temática, não tão controverso (os tempos são outros), mas sem dúvida tão engraçado como o 1º.
Este diz respeito a outra marca...Durex...e deste nenhum escapa!


http://www.youtube.com/watch?v=bizJWtJ0xXo

Quem disse que a publicidade responsável não pode ser engraçada?
Volto brevemente para mais anúncios interessantes.


*A definição de publicidade foi retirada da página http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade.
O primeiro video foi retirado da Dailymotion.com, o segundo do Netlog e o último do Youtube.




1 comment:

Ana Paula Cruz said...

Olá
Gostei dda temática da publicidade como tema introdutório e para integrar nos temas da comunicação.
Contudo, a publicidade não faz parte das técnicas a analisar. Recordo o desafio:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação.
Não esquecer de mencionar sempre as fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero