Sunday, October 26, 2008

Marketing Viral, o buzz virtual.

O Marketing viral é um conceito de marketing virtual, que como o próprio nome indica, age como um vírus, espalhando-se pela sua rede. Podemos definir esta técnica de marketing como um boato virtual.

Encontramos várias formas de por em prática uma campanha de marketing viral; e-mail marketing, hotsite e vídeos on-line (ex:youtube).

Todas estas técnicas são incluídas no âmbito do Marketing Viral, pois todas elas se alastram na sua comunidade virtual cegando a uma comunidade cibernauta cada vez maior, á distancia de um clique.

E-mail Marketing:
Este consiste em enviar e-mails para potenciais clientes. Com isto encontramos um segmento com foco de interesse nessa mensagem e podemos conseguir criar uma pequena rede em que o e-mail é redireccionado para outros utilizadores possivelmente interessados no produto ou serviço apresentado.

Hotsite:
O hotsite é um espaço on-line focado apenas em um produto ou serviço, dando-lhe o ênfase total.
Um hotsite deve ser inovador e motivador para captar o toda a atenção do utilizador que o visita. Mais do que isso, deve ser suficientemente interessante para que este alem de visitar o site também o queira partilhar com outros utilizadores, gerando assim o efeito viral. Ou seja, não basta fazer com que o utilizador abra o site mas sim com que ele partilhe essa fonte de informação.
(Ex: http://www.siemens.com.br/facaomundogirar/#)

Vídeos:
Esta face do marketing viral está muito bem representada no tão conhecido Youtube.
O Youtube facilmente criou um conceito viral em torno da sua plataforma on-line e toda a troca de informação diária chamou a atenção dos marketeers.
Com milhões de utilizadores e visitas constantes, o Youtube rapidamente se tornou um instrumento de Marketing Viral.
Pegando no caso Levi’s (revista Marketeer Edição Outubro 2008). A Levi’s publicou no Youtube uma serie de vídeos onde retratavem jovens a saltar para os jeans. Inicialmente parecia tratar-se de um vídeo caseiro, para partilhar entre amigos, mas na realidade era uma estratégia de marketing viral muito bem montada. O 1º filme recebeu 2,5milhões de visitas, chegando a ser o vídeo mais visto durante alguns dias.
Neste caso, de facto existiu um investimento na produção do vídeo, pois este foi efectuado por uma agencia publicitária (Cutwater), mas pensemos então na despesa em divulgação... Esta é praticamente nula.
O Youtube apresenta-se hoje em dia como uma ferramenta muito útil para o marketing viral.
(Ex: http://www.youtube.com/watch?v=WCjb9bC6rsI)

O marketing viral tem como vantagens; o seu baixo preço, ser inovador, ser uma técnica aliada às tecnologias informáticas e ser bastante criativo. Por outro lado podemos afirmar que este não atinge ainda grandes massas (nem todos os individuos possuem computador e internet), pode ser confundido com videos caseiros e é impessoal.

Com tudo isto podemos concluir que o Marketing viral será cada vez mais uma tendência, pois o Internet é cada vez mais um meio de comunicação a explorar, com mais utilizadores a cada dia que passa, torna-se uma ferramenta essencial para a comunicação e divulgação de produtos e serviços.


Fontes:
.Marketeer nº147 – Edição, Outubro 2008 (pag. 66) Art. – “Quando o Word of Mouth chega a milhões”

Links:
.http://imasters.uol.com.br/artigo/5200/webmarketing/marketing_viral_na_web/
. http://www.youtube.com
. http://www.marketeer.pt
. http://www.siemens.com.br/facaomundogirar/#

1 comment:

Ana Paula Cruz said...

E vantagens e desvantagens?... De resto está mesmo muito bem. Pode continuar.