Sunday, January 4, 2009

E-Marketing, a ferramenta digital.

Hoje em dia vivemos numa sociedade virada para a informação digital, cada vez mais somos bombardeados com todo o tipo de informação através de meios digitais que se encontram em constante evolução.

O e-marketing é um exemplo de acompanhamento da evolução tecnológica. Resume-se no envio de e-mails para uma base de dados (segmentada ou não) com o intuito de divulgar um certo produto ou serviço.

Esta ferramenta da comunicação está aliada à Internet e consegue atingir um grande volume de indivíduos com a sua informação a custos mais reduzidos.

Na realidade o custo é apenas uma das mais valias desta forma de comunicação em relação a outros media. O e-marketing pode ser bastante pessoal se a empresa que o quer praticar tiver cuidados na segmentação da sua base de dados e conseguir tornar os seus conteúdos mais personalizados. Por outras palavras, para se possuir um bom serviço de e-marketing, ou uma boa base de dados, é necessária uma segmentação para se conseguir atingir o target esperado.

Uma das desvantagens do e-marketing é que quando mal utilizado pode ser um incómodo para os seus receptores, prejudicando campanhas futuras. É aqui que entra o processo de segmentação. Com isto os receptores irão apenas receber aquilo que realmente lhes interessa e reduzir o risco de saturação e incómodo, sendo a informação que recebem útil para os mesmos.
Para um departamento de marketing esta pode ser uma ferramenta bastante útil e personalizável. È uma grande vantagem poder personalizar os conteúdos da mensagem, e dar-lhe um teor mais pessoal, criar um laço de proximidade com o cliente sem o contactar pessoalmente com ele.

Por outro lado esta técnica apresenta alguns problemas no que toca à medição da sua eficácia. Não é um serviço que possa ser 100% mensurável. Existem vários factores que levam a que não se tenha uma ideia concreta do resultado final das campanhas, apenas se retira um resultado aproximado. Por exemplo, um vendedor de automóveis efectua uma campanha de e-mail marketing subcontratando uma empresa especializada. Após o envio da sua newsletter para 100.000 contactos apenas recebe 5 telefonemas e vende 1 automóvel. Isto é um bom ou mau resultado tendo em conta o universo de contactos? É sem duvida uma questão pertinente.

Os resultados também devem ser medidos tendo em conta a tipologia de produto ou serviço, nem todos terão a mesma aceitação por parte do público. O mesmo se aplica para o prazo de retorno da campanha (curto/médio/longo).
Esta técnica de comunicação está ainda em desenvolvimento, com a evolução dos meios, nomeadamente a Internet, esta ferramenta tende a melhorar as suas capacidades.

A credibilização do e-marketing é outro passo importante, o excesso de informação indesejada e a actuação de algumas entidades consideradas SPAM (que enviam conteúdos ilícitos e sem hipótese de remoção para os utilizadores), descredibiliza a acção de outras empresas deste ramo de actividade. Desta forma o e-marketing é por vezes interpretado de forma errada e pouco séria.

Podemos então concluir que o e-marketing é um serviço acessível, económico, directo, rápido e eficaz. Atinge o seu fim embora apresente algumas limitações. Está obrigatoriamente ligado à Internet, é ainda pouco credível para alguns utilizadores e apresenta algumas limitações técnicas. Ainda assim prova ser uma ferramenta capaz de chegar a um vasto leque de utilizadores por um valor muito competitivo e convém não esquecer que esta técnica de comunicação ainda está em desenvolvimento.

Com o aparecimento de novos suportes, como o e-mail móvel, novas portas se abrem para o e-marketing, criando condições para um aumento das capacidades técnicas, no numero de utilizadores e por sua vez na credibilidade desta técnica de communicação.

Fontes:
. Villa, A. M.; Di Agustini, C. A. (2001) – E-Marketing para bens de consumo durável. - FGV Editora

Links:
. www.elojas.com.pt
. www.canalmail.pt
. www.4digitalmarketing.com
. www.ncontacts.com
. www.2send.net
. www.marketingexec.com
. www.glorioussuccess.com


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