Tuesday, January 27, 2009

Product Placement, o segredo é ser subtil.

Product Placement é uma técnica de comunicação do marketing que visa aliar uma marca/produto ao entretenimento. Consiste em transmitir uma imagem associada a um personagem, ocasião ou estilo de vida, através da parceria com filmes, series, reality shows, entre outros programas televisivos. São na realidade os exemplos mais comuns de hoje em dia a associação das marcas a filmes e programas televisivos.

Somos diariamente bombardeados com acções de product placement, mas quando este é bem feito nem sequer nos apercebemos que as estamos a receber, ou pelo menos não nos incomodam. É como se algo nos passa-se por nós sem nos tocar mas se sentisse.

Esta não é propriamente uma técnica recente, na realidade o historiador Alessandro Giannatasio, afirma que esta técnica começou a ser utilizada à 500 anos atrás por intermédio de Paulo Veronese, um artista veneziano, que pintava as personagens dos seus quadros com vestidos da moda, dando-lhes imagem e estatuto de alta sociedade.

Apenas em 1896 é conhecido o 1º caso de product placement na forma que hoje conhecemos. Na gravação da curta metragem Washing day in Switzerland foi incluída a marca de sabão Sunlight. Além da presença no filme ainda efectuou uma acção de desconto na compra do bilhete de cinema para quem leva-se consigo uma embalagem de Sunlight.

Em Portugal, o 1º caso conhecido de product placement data de 1998 na série médico de família. Foi feita uma associação com várias marcas de produtos alimentares e isso rendeu à série 10% do seu financiamento.

Hoje em dia o caso mais mediático de product placement em Portugal são os morangos com açúcar da TVI. Inúmeros produtos são colocados de forma intencional, utilizados pelas personagens e referidos em guião. Não de uma forma saturante, mas com intencionalidade de atrair a atenção do espectador.

"O bom product placement é o que é feito de uma maneira subtil, porque introduz as marcas sem chocar" (Piet-Hein Bakker, director da Endemol em Portugal)

A nível mundial os maiores caso de product placement são encontrados nas grandes longas metragens que passam nos cinemas de todo mundo e depois em DVD e televisão. É sem dúvida a grande ambição de muitas marcas ter presença num sucesso de Hollywood. Seguem alguns exemplos de product placement que provavelmente já todos conhecemos mas nem sempre nos apercebemos:

007 – Austin Martin, BMW, Ómega, Sony Vaio (apenas para mencionar alguns)

O náufrago – Fedex
Risky Business – Ray-Ban
Tom Rider – Jeep Wrangler Rubicon

I Robot – Audi

Spider Man – Várias marcas.


Mas como já referi o product placement está também presente no mais variado tipo de programas televisivos, seguem aqui exemplos de alguns casos:

Noticiário da Fox 5 –McDonald’s

American Idol – Coca Cola
Apple - Dr. House

Hoje em dia o product placement vai ainda um pouco mais longe. Os jogos de computador são uma nova oportunidade para esta técnica de comunicação. As principais marcas de informática desde cedo começaram a ter o seu lugar, mas actualmente temos marcas de uma variedade imensa de produtos que efectuam este tipo de comunicação. Na variante de jogos on-line é possível comprar locais para anunciar, dando aos jogadores oportunidade de divulgarem a sua empresa se assim o quiserem. De salientar que existem jogos on-line que podem ter milhares de utilizadores e que em média passam 16 horas por semana em frente ao monitor. Esta é uma acção aplicada em diversos jogos on-line actualmente.


Como é de se esperar, esta técnica apresenta vantagens e desvantagens. Começando pelas vantagens o product placement pode ser considerado uma técnica eficaz, subtil, ideal para transmitir o seu posicionamento e atingir o segmento desejado. Por outro lado, como em todas as técnicas, quando mal aplicado, o product placement pode tornar-se um incómodo para o receptor e devido ao excesso de uso, esta técnica rapidamente se está a vulgarizar perdendo aos poucos a sua eficácia e subtileza.

Com isto podemos então concluir que o product placement é uma técnica de comunicação que alia ao produto uma imagem de acordo com o seu segmento através formas de entretenimento, como a televisão o cinema ou até mesmo os vídeo jogos.

Links:
.http://dn.sapo.pt/2005/12/14/media/product_placement_anos_historia.html
. http://www.lasvegassun.com/news/2008/jul/21/eye-opener-pitch
. http://www.youtube.com/watch?v=3hOk80p8K2w
. http://www.mentalfloss.com/blogs/archives/13863
. http://money.howstuffworks.com/product-placement.htm/printable
. http://www.blog.adyana.com
. http://www.guardian.co.uk/film/filmblog/2008/may/05/week
. http://www.losanjealous.com/category/product-placement
. http://www.sdr.com.br/Pesquisas/363.htm


No comments: