Thursday, January 29, 2009

Event Marketing, o lado “festeiro” do marketing.

O Event Marketing tem por objectivo divulgar a marca e envolver o consumidor. Basicamente consiste na participação ou criação de um evento por parte de uma marca, que tenha como cara a sua imagem.

Com o event marketing, alem de criar laços com os actuais clientes, podemos ainda abrir portas a novos aderentes.

Temos em Portugal um óptimo exemplo que no permitem perceber um pouco melhor este conceito.

Caso OPTIMUS ALIVE!

Se bem se recordam no dia 10 de Julho de 2008 teve inicio o festival Optimus Alive. Este festival, organizado pela Optimus teve por objectivo atrair um dos seus principais targets, os jovens, com intuito de fidelizar, aproximar, e proporcionar entertainment aos seus clientes e a possíveis novos aderentes.

Esta estratégia não se limita à criação do evento mas também de toda a envolvente. É necessário escolher as ferramentas adequadas para projectar a mensagem ao destino certo.

Neste caso específico existem campanhas exaustivas nos mass media, apoiadas por promoções de ofertas ou descontos, acções de guerrilha, marketing viral, e-marketing, muppies e outdoors.

Além de todo o custo com divulgação é necessário, neste tipo de eventos, ter um leque de artistas que seja de eleição do nosso target. Sabendo que os jovens têm gostos variados o leque teria de conter todos esses estilos. Assim sendo falamos de um line up composto por mais de 40 Artistas entre os quais alguns de renome internacional dos mais variados estilos Rock/POP/Electrónica entre outros. Falamos de nomes como Rage Against the Machine, Neil Young, Ben Harper & Innocent Criminals, Bob Dylan, Peaches, The John Butler Trio, Tiga, Sebastian entre muitos outros.

Com isto consegue-se atrair um leque muito vasto de consumidores, captar os vários subsegmentos do target jovem de uma só vez oferecendo um pacote que preenche todos os gostos.

Este é um exemplo um pouco ambicioso para uma empresa de uma dimensão inferior, mas como se costuma dizer; cada macaco no seu galho.

Talvez isto não tenha sido politicamente correcto, mas a verdade é que este exemplo é de facto muito dispendioso e só possível com muito capital e bons patrocinadores ;). Não podemos esquecer que este tipo de eventos também envolve, possivelmente, algum retorno.

Felizmente existem vários tipos de eventos, não necessariamente com concertos, grandes leques de artistas, grandes espaços, centenas de elementos de staff, enfim, sem um custo extremo impossível de suportar por muitas empresas.

Existem várias acções a nível empresarial de menor dimensão e com um impacto muito positivo.
O torneio Snikers Football e o tornei Sumol Street Basket 3x3 são mais 2 exemplos de marketing de eventos. Neste caso, embora também exista uma forte campanha à volta de todo o evento, temos um formato completamente diferenciado, que também atinge o target desejado e possivelmente não atinge os valores de um grande festival.

Mas, é impossível negar que esta técnica envolve alguns custos. Efectuar uma campanha forte em torno do evento é essencial quando se pretende atrair o nosso cliente e possíveis aderentes de uma forma eficaz.

Claro que podemos ter em conta os eventos que se limitam a fidelizar os nosso clientes existentes ou até mesmo o nosso publico interno, um evento com audiência limitada, que não necessita de uma campanha tão exaustiva e que exclui à partida os mass media pois terá um teor privado, exclusivo para os “membros”. Aqui quase falamos de um marketing tribal. Os custos tornam-se reduzidos mas apenas atingimos o nosso nicho, não criamos oportunidade de atrair possíveis clientes. Ainda assim é uma arma muito eficaz na fidelização e aproximação de clientes actuais.

Segue aqui um exemplo de marketing de eventos para quebrar o gelo...



Um exemplo de uma campanha de uma empresa especializada em Event Marketing empresarial:



Com isto conclui-se então que o marketing de eventos é uma técnica que pode ser extremamente criativa e utilizada em diversas áreas. Pode envolver concertos, jogos, teatro, cinema, temas específicos (festa medieval, circense), entre outros. Tudo depende da imaginação. É uma técnica dispendiosa e está depende de uma boa campanha publicitária caso se queira atingir também novos clientes. Envolve recursos humanos e quanto maior, de mais elementos necessita. È necessário uma forte promoção no recinto do evento, todos os locais de destaque devem conter a imagem da marca. É importante não esquecer o merchandise (gera uma imagem ainda mais associada à marca). Por fim é essencial aproveitar o evento para promover a marca e seus produtos/serviços e incentivar a compra ou aderência, se possível com uma promoção agregada ao evento (desconto/oferta). Para terminar, tente desfrutar um pouco do seu evento.


Links:
. http://www.appm.pt/socios/sociosempresa/eventos
. http://www.optimusalive.com
.http://www2.ctt.pt/fewcm/wcmservlet/miniweb/bilhetes/noticias/optimusAlive.html
. http://www.youtube.com/watch?v=5orNZuwRKrM&feature=related



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