Thursday, January 15, 2009

Marketing de Guerrilha, a emboscada para o sucesso.

O Marketing de guerrilha, como o próprio nome indica, é uma estratégia que visa permitir aos mais fracos combater os mais fortes. No ponto de vista empresarial, traduz-se na técnica de comunicação que permite às pequenas e médias empresas fazerem acções com um impacto significativo para a conquista de terreno para as grandes empresas.

Esta técnica de comunicação é uma forma criativa e económica (em comparação com os media tradicionais) de fazer chegar uma mensagem ao consumidor.

O caractér criativo do marketing de terrorismo tende a prender a atenção do consumidor, fazendo-o sentir curiosidade quanto ao que se esta a passar em seu redor.

Esta técnica manifesta-se em vários ciclos e diferentes actividades de marketing ao longo de um certo período de tempo. Onde acaba um ciclo começa um novo, sendo este um processo continuo, que tem por objectivo a criação de várias notícias e comentários sobre o produto ou marca em questão de uma forma impulsiva, sem acção directa da empresa.

Isto cria e mantém o interesse do consumidor no produto, incentivando a repetição da compra.

Não podemos deixar de parte a vantagem de esta técnica de comunicação ser facilmente alastrada pelo buzz, que é algo incontrolável, de boca em boca, quem viu vai contar e aqueles que não virão também ficarão a saber.

Outra vantagem do marketing de guerrilha é a sua capacidade de ser físico ou digital, podendo assim ter um âmbito muito mais alargado, não tendo limitações nos meios que utiliza.

Não poderia deixar de referir que hoje em dia não só as pequenas empresas utilizam este tipo de acções, as grandes empresas hoje em dia, têm também incluído nas suas estratégias o marketing de guerrilha, muitas vezes não pela questão monetária mas sim pelo impacto que este tipo de acções criativas pode ter.

Para terminar deixo alguns exemplos de marketing de guerrilha:

Campanha ambiental, limpeza nas praias.

Marketing de guerrilha no Japão para a Goo.


Marketing de guerrilha no Orkut.




Fontes:
. Austin,Mark; Aitchison, Jim - Tem Alguém Aí? - Edição de Nobel

Links:
. http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_guerrilha
. http://marketingdeguerrilha.wordpress.com
. http://www.flickr.com/photos/mktguerrilla/287231535/in/photostream
. http://www.youtube.com/watch?v=DWoMNThCuoE&feature=related
. http://www.youtube.com/watch?v=NOzZ7RemYRQ&feature=related
. http://blogalexandrecarvalho.blogspot.com/2007/02/hopi-hari-marketing-de-guerrilha.html

No comments: