Tuesday, January 27, 2009

Marketing One to One, personalizar, conquistar e fidelizar.

O Marketing O2O visa criar com o cliente uma relação personalizada, que por sua vez facilita uma aproximação directa.

Actualmente esta é uma técnica utilizada nas mais variadas áreas, sejam de venda directa, indirecta ou prestação de serviços.

Esta técnica consiste na personalização dos conteúdos da mensagem, do atendimento ou do serviço consoante o cliente. Saber os gostos do nosso leque de clientes e os seus hábitos é uma forma fácil de melhor adaptar a nossa oferta.

Esta ferramenta tem um papel muito importante na fidelização de clientes, contribuindo para o aumento da receita média por cliente.

Fazer com o cliente se sinta reconhecido e confortável é crucial para esta técnica, pois é esta relação de proximidade que se pretende atingir permite diferenciar os clientes e a oferta para cada um deles.

Com esta ferramenta pretende-se conquistar a confiança, lealdade, fidelidade e criar um laço duradouro entre o cliente e a marca.

Uma das principais vantagens desta técnica traduzem-se numa maior facilidade de identificar o segmento algo e da mesma forma maior facilidade em o atacar da forma mais adequada. Além disso esta ferramenta cria uma proximidade entre a empresa e o cliente e é uma técnica com custos reduzidos.

Para uma melhor aplicação desta técnica é crucial que a empresa recolha o máximo de informação útil sobre os seus clientes ou na sua inscrição ou através de outros meios como o site e formulários (físicos ou digitais).

A diferenciação de cada cliente é outro dos pontos essenciais da aplicação desta técnica, com uma recolha de dados continua e devidamente analisada, podemos separar os clientes em grupos consoante o seu perfil.

Toda a interacção criada com os clientes é um contributo para uma relação mais duradoura com a empresa. Existem algumas ferramentas para este fim como envio de packs de amostras gratuitas ou brindes, programas de fidelização e e-mail ou newsletter com informações e promoções.

A costumização do serviço/produto apenas se sucede depois destes passos que permitem a recolha de mais alguns dados. Este passo consiste na adaptação dos produtos/serviços existentes aos nossos segmentos de clientes pensando em cada um deles em particular.

Não poderia deixar de referir que este processo exige uma grande responsabilidade por parte da empresa na preservação dos dados privados. É necessário ter em conta que os dados dos nossos clientes são privados e apenas para uso exclusivo da empresa para as suas acções para com os mesmos.

Ao marketing one to one junta-se outra técnica de comunicação, já referida anteriormente neste blog, o e-marketing.

O e-marketing é um aliado inseparável do marketing O2O, pois permite à empresa o envio de e-mail ou newsletter para a sua base de dados de forma personalizada e directa. Isto só se aplica se os passos anteriores forem devidamente efectuados o que resulta numa base de dados correctamente segmentada. Sem uma base de dados devidamente tratada não é possível aliar o e-marketing ao Marketing O2O.

Esta é a principal desvantagem desta técnica, está 100% dependente da recolha e tratamento de informação, sem informação válida não pode ser aplicada.

Concluindo...esta é uma técnica que visa o contacto pessoal com o cliente através da personalização da marca/produto e/ou serviço, para desta forma criar uma relação de proximidade, lealdade e fidelidade para com isto criar um laço duradouro entre cliente e marca.

Alguns exemplos de markeitng one to one:

. Atendimento personalizado em ginásios, lojas ou outros locais com atendimento ao publico (conhecer o cliente e criar uma relação de proximidade com ele para que este se sinta mais à vontade e desejado).

. Comerciais de venda directa (criam uma relação de proximidade com o seu cliente e sabem quais as suas necessidades).

. Empresas de e-marketing (bases de dados segmentadas para envio de conteúdos personalizados consoante o segmento escolhido pela empresa que os subcontrata).



Links:
. http://www.daemonquest.com/es/node/1351
. http://www.preneedmarketing.com/html/one_to_one.html
.http://74.125.77.132/search?q=cache:mIM90M4X9uYJ:www.e-marketinglab.com/cap_14.pdf+marketing+one+to+one&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=5&gl=pt&lr=lang_pt&client=firefox-a

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