Wednesday, January 14, 2009

EndoMarketing, de dentro para fora.

A relação interna de uma empresa com o seu público mais próximo, o publico interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores, clientes), deve ser a primeira a ser tida em conta. A noção de que o produto de uma empresa deve ser vendido de dentro para fora é uma realidade nos dias de hoje.

Segundo Vinicius Carvalho de Carvalho, "Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores."

Quem são os primeiros intermediários na transmissão de informação sobre a empresa para o exterior?

Quem conhece melhor os problemas de uma empresa?

Exactamente quem lá trabalha, quem lá passa grande parte do seu tempo, quem tem ralações próximas com a empresa.

Estabelecer bons canais de comunicação interna, estreitar as relações com os funcionários, perceber as suas preocupações e tentar satisfazer as suas necessidades, são apenas alguns dos objectivos do endomarketing, ou se preferirem, marketing interno.

Não falamos aqui apenas de organização de encontros sazonais, embora isso também se inclua neste tema, queremos ir mais longe do que isso, queremos com o endomarketing criar condições para um desenvolvimento das relações humanas dentro das empresas através da partilha de informação de uma forma global, entre chefias e funcionários.

Vender o produto aos nossos funcionários é torna-los parte dele, faze-los interagir e participar, utilizar esta ferramenta como um factor motivador. Transmitir aos seus funcionários que eles fazem parte do desenvolvimento seu negocio cria um ambiente de parceria e confiança.

O publico interno de uma empresa é o primeiro a passar uma imagem negativa para fora, seja para um cliente, um familiar ou um amigo. Se este tiver a noção da importância da sua função, informação uniforme para poder responder a qualquer dúvida sobre a empresa e for valorizado pelo seu desempenho, isso leva a que haja de sua parte uma atitude de compromisso perante a missão da empresa.

A grande questão recai sobre o resultado externo de uma boa política interna. Uma empresa que transpareça boas relações internas, tanto a níveis pessoais como comunicacionais, está um passo à frente no caminho para o sucesso. A sua postura empresarial é passada para o exterior de forma positiva sendo um incentivo ao seu crescimento e notoriedade.

Como um bom exemplo de endomarkeitng gostaria de referir as actuais equipas de comerciais de telecomunicações. Existe um panorama de saturação de mercado, onde se compete para a conquista de clientes já fidelizamos por outro serviço.

As equipas de vendas passam por um processo de motivação continuo, desde a sua formação, seguindo por todo os eu percurso na empresa.

Além da constante melhoria nas regalias deste tipo de serviço (viaturas, telefones, etc), as reuniões constantes entre toda a equipa, encontros sazonais, prémios de desempenho, liberdade em tomadas de decisão, o incentivo para atingir os objectivos de equipa; são sem dúvida técnicas de endomarketing que visam melhorar a satisfação do comercial para dessa forma melhorar o seu desempenho.

Um exemplo mais banal são as comunicações internas, newsletters com informação interna, caixas de sugestões, entre outras técnicas que são hoje em dia utilizadas por muitas das grandes empresas. (Ex: RAR, Cabelt, EDP, entre muitas outras)

Com isto concluímos então que o endomarketing é uma ferramenta de extrema importância para a mecânica de uma empresa. É uma técnica que contribui para o seu melhor funcionamento e para uma maior taxa de sucesso através de uma comunicação interna eficaz e organizada e de um estreitar das relações dentro da empresa.


Fontes:
. Szwark, Samuel - Marketing. Herói ou Vilão? – Summus Editorial

Links:
. http://www.endomarketing.com/oque_endomarketing.htm
.http://209.85.229.132/search?q=cache:W5ClB1kgj0sJ:www.rhemacao.com/entendendo_endomarketing.doc+endomarketing&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=6&client=safari
. http://pt.wikipedia.org/wiki/Endomarketing
. http://www.guiarh.com.br/x29.htm

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